jusbrasil.com.br
13 de Dezembro de 2018

Empreendedorismo jurídico na prática: reality show de conteúdo

Por Camilla Pinheiro, do núcleo Inovação e Gestão Jurídica do IEAD


“O discurso do empreendedorismo está na moda. Mas ele pode se tornar realidade. A sua realidade."

O discurso do empreendedorismo está na moda. E ele é sedutor. Deixar o emprego insatisfatório, viver da sua paixão, ganhar mais, não ser obrigado a bater ponto, ser seu próprio chefe... quem nunca se sentiu atraído por essas vantagens?

Empreender, contudo, não significa necessariamente pedir as contas do trabalho e abrir o próprio negócio. Empreender é conseguir ou tentar fazer algo muito difícil; é realizar algo[1].

Ser bem-sucedido no mercado jurídico atualmente, seja qual for seu objetivo profissional, não é uma realização tão simples. Os dados de 2017 mostram que o Brasil possui mais faculdades de Direito do que todos os outros países do mundo juntos[2]. Dessa forma, tanto o advogado, como o aspirante a um cargo público, o estagiário, o gestor jurídico ou o bacharel em Direito têm algo em comum o desafio de empreender para se destacar neste populoso mercado.

Não restam dúvidas: mais do que um discurso da moda, o empreendedorismo jurídico é, hoje, uma necessidade.

Reconhecido este fato, paira o questionamento: por onde começar para empreender no mundo jurídico e me destacar?

Tratando-se o Direito de um curso extremamente tradicional, a distância que separa seus profissionais do discurso de empreendedorismo é quase um abismo. Mas é possível suavizar toda a pompa da tradição jurídica, encurtar essa distância e abrir um mundo de possibilidades para os colegas do Direito, se encararmos a arte de empreender com outros olhos.

Empreendedorismo é como um jogo dos mais sofisticados. E para vencer esse jogo existem algumas dicas. Não uma fórmula certeira e que funcionará para todos de igual modo, mas sim um mapa precioso. O caminho traçado neste mapa, passa por fases como: 

1. Desenvolver habilidades diversas

    No jogo do empreendedorismo, é preciso ter habilidades como visão de mercado, inteligência emocional, persistência e criatividade, dentre outras, essenciais para vencer os desafios diários. Competências de gestão também são indispensáveis para quem quer alavancar a carreira ou o negócio. Entender de Gestão Jurídica e Compliance[3], Marketing Jurídico [4], Gestão de Pessoas, experiência do usuário (para um atendimento de excelência ao cliente)[5] e tantas outras nuances ligadas à gestão de um empreendimento, certamente é fator diferencial que vai te deixar na frente.

    2. Montar uma boa estratégia

    Empreender exige planejamento, coordenar todos os recursos disponíveis e aplica-los corretamente para atingir o objetivo desejado. Esses recursos podem ser tempo, capital, colaboradores, parceiros, estrutura física, conhecimento...

    Para tornar-se cada vez mais habilidoso na hora de traçar a estratégia correta ou de fazer os ajustes de rota, espelhar-se em empreendedores de sucesso é uma excelente dica! Por que algumas pessoas conseguem obter resultados extraordinários e outras não? O que as pessoas bem-sucedidas fizeram de diferente que eu posso fazer também? Modelar pessoas que já chegaram onde eu almejo chegar é parte importante da estratégia dos vencedores.

    3. Reunir um time coeso e engajado

    O ditado é clichê, mas é real: “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”. Ninguém duvida da importância de um bom time para conquistar grandes objetivos. Ao montar uma equipe, você traz para junto de si pessoas com experiências diversas, que vão aumentar seu arsenal de soluções, além do suporte emocional entre os membros da equipe para os momentos mais desafiadores.

    4. Focar no objetivo

    Cuidado sempre para não desviar do essencial. É como no jogo de futebol: todo o time está coordenado para atingir um único objetivo – o gol. Todas as demais estratégias são acessórias, se não houver saldo de gols positivo. Foque naquilo que importa.

    Se ainda restaram receios de como se organizar para dar o pontapé inicial no mundo do empreendedorismo, ou se essa breve conversa aguçou sua vontade de encarar os desafios de empreender no meio jurídico, o Instituto de Estudos Avançados em Direito tem a solução. Estamos realizando o 1º Reality Show online de Empreendedorismo Jurídico do Brasil: Law Business Game!

    O objetivo do jogo é estimular o empreendedorismo jurídico disseminando nas redes muito conteúdo de altíssima qualidade produzido por nossa equipe e também por parceiros de peso e renome de várias partes do país. Muitos cases de sucesso serão contados, pessoas que empreenderam e que desejam compartilhar suas experiências.

    Além de reforçar aos profissionais do Direito inúmeras possibilidades de atuação e nichos de mercado, o Law Business Game também abre as portas para profissionais de outras áreas, como contabilidade, tecnologia, relações internacionais, marketing, administração, educação e tantos outros, mostrando a eles que os desafios jurídicos podem ser um foco de mercado excelente, um caminho para empreender com sucesso e contribuir com o desenvolvimento social.

    E ainda: o Law Business Game pretende mostrar, em tempo real, os desafios experimentados diariamente por empreendedores que toparem participar do jogo, e como estes corajosos vão se organizar para vencer cada etapa.

    As regras para participação neste evento único no mundo jurídico serão divulgadas em breve em nossas redes... e se preparem para uma avalanche de conteúdos e trocas de experiências, além de uma premiação diferenciada para aqueles que se destacarem!

    O discurso do empreendedorismo jurídico pode se tornar realidade. A sua realidade. Entre no jogo!


    Camilla Pinheiro é advogada, coach de carreiras jurídicas e professora na pós-graduação e em cursos preparatórios para OAB e concursos públicos. Idealizadora do Law Business Game – 1º Reality Show online de empreendedorismo jurídico do Brasil. Coordenadora do núcleo Inovação e Gestão Jurídica do Instituto de Estudos Avançados em Direito. MBA em Planejamento e Gestão de Escritórios de Advocacia. Pós-graduada em Direito Tributário e Docência no Ensino Superior.

    Está no Instagram como @camilla.gpinheiro e no Facebook como Camilla Gomes Pinheiro. E- mail: camillapinheirocoach@gmail.com


    1. https://www.dicio.com.br/empreender/

    2. https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/brasil-tem-mais-cursos-de-direito-do-que-todos-os...

    3. Gestão e compliance: Advogado (a), seu escritório está preparado para o sucesso? https://ieadireito.jusbrasil.com.br/noticias/627355145/gestaoecompliance-advogadoaseu-escritorio...

    4. Por que você ainda não investe em marketing? https://www.rotajuridica.com.br/artigos/por-que-voce-ainda-nao-investe-em-marketing/

    5. Guia prático de atendimento ao cliente na advocacia: excelência e objetividade https://blog.sajadv.com.br/guia-atendimento-ao-cliente-na-advocacia/

    5 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Excelente texto. continuar lendo

    Escritório empreendedor! continuar lendo

    Muito bacana o conteúdo. Parabéns pela criatividade do Law Business Game. Estou ansioso pelo evento! continuar lendo

    Que bom! Também estamos muito ansiosos! Não se esqueça de compartilhar com os amigos! continuar lendo

    Nosso projeto é criar um verdadeiro laboratório de empreendedorismo jurídico, com muita troca de experiências e muito suporte a negócios inovadores no ramo jurídico! continuar lendo